terça-feira, 2 de agosto de 2011

Governo gaúcho prepara comemoração do cinquentenário da Legalidade

O Governo do Estado do RS apresenta à imprensa, em coletiva marcada para esta quarta-feira (3) às 17h30min, no Salão Negrinho do Pastoreio no Palácio Piratini, a programação das comemorações dos 50 Anos da Legalidade. Participam da apresentação o governador Tarso Genro, o presidente da Assembleia Legislativa (AL), deputado Adão Villaverde, a secretária de Comunicação e Inclusão Digital, Vera Spolidoro, a deputada Juliana Brizola e o chefe de Gabinete do governador, Winicius Wu, que preside a Comissão da Legalidade, grupo que coordena a organização dos eventos comemorativos.

Durante um período de 12 dias após a renúncia do presidente Jânio Quadros, de 25 de agosto a 7 de setembro de 1961, o então governador do RS, Leonel Brizola, liderou o Movimento pela Legalidade, que exigia a posse do vice-presidente eleito João Goulart - o Jango. Para mobilizar a população em apoio a Jango, Brizola requisitou os equipamentos da Rádio Guaíba e passou a realizar as transmissões da Rádio da Legalidade direto do Palácio Piratini.

A Legalidade é considerada uma das maiores mobilizações populares de luta pela democracia no Rio Grande do Sul e no Brasil. Para relembrar o período, objetivando levar ao conhecimento dos jovens um dos eventos mais marcantes da história - protagonizado pelos gaúchos - a programação do cinquentenário está baseada em três diretrizes. A história vivida, que são os registros testemunhais de quem vivenciou de perto a Legalidade; a história contada, que consiste na recuperação e publicação de registros de jornais e revistas da época em diferentes suportes e formas; e a história imaginada, com o estímulo à participação dos jovens no que se refere à vida política e à cidadania, provocando-os a refletir sobre o episódio.

Focando esse público jovem, que conhece pouco dos detalhes do movimento liderado por Brizola, será lançado, durante as comemorações, um sítio na internet com informações e arquivos de depoimentos, fotos, gravações da época e entrevistas. Com coordenação da Secretaria de Educação, já foram iniciadas, também, atividades de produção de textos e ilustrações com os alunos do ensino médio das escolas da rede pública.

Entre outras ações, serão realizadas exposições no Memorial do RS e no Memorial da AL, apresentações musicais em frente ao Palácio Piratini e no Theatro São Pedro, programações especiais sobre a Legalidade na TVE e FM Cultura, debates e apresentações de filmes e a publicação de um foto-livro sobre o episódio. Um dos pontos altos das comemorações do cinquentenário é a inauguração, nos porões do Palácio Piratini, do Memorial da Legalidade, ocupando o mesmo espaço de onde o governador Leonel Brizola realizou as transmissões da sua Rádio da Legalidade para todo o estado.

Texto: Carla Kunze

Nenhum comentário: