terça-feira, 17 de maio de 2011

Tarso Genro lança Gabinete Digital



Dentro de uma semana, o Governo do RS estará abrindo mais um espaço de participação popular na formulação de diretrizes para políticas públicas - o Gabinete Digital. Com o objetivo de estimular de forma permanente a cultura de participação na gestão pública, a proposta está baseada, em especial, na experiência de interatividade da chanceler alemã Angela Merkel, tendo buscado inspiração também nas iniciativas do presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, do governador do Sergipe, Marcelo Déda, e do governador do Ceará, Cid Gomes.

A partir do lançamento oficial do Gabinete Digital na internet, marcado para as 17h do dia 24 de maio, estarão disponíveis para os gaúchos alguns novos canais de escuta, entre eles, o O Governador Responde, no qual a população formula questionamentos e, uma vez por mês, a pergunta mais votada é respondida diretamente pelo governador Tarso Genro. Outro canal de escuta que o GD vai colocar à disposição da população é a Agenda Colaborativa, com a possibilidade de envio de sugestões para as agendas de Interiorização do Governo, além da consulta pública a respeito de temas e prioridades a serem abordadas pelo governador.

O hotsite do fórum O Governo Escuta, espaço de participação popular em tempo real no debate sobre temas de grande interesse da sociedade, já teve sua funcionalidade testada em dois momentos - quando o governador reuniu especialistas para discutir o problema do bullying nas escolas (4/5) e no debate sobre o uso de estrangeirismos (11/5), tema de projeto de Lei do deputado estadual Raul Carrion (PCdoB).

Uma das propostas do Gabinete Digital é a formação de um Grupo de Trabalho, composto por 10 Secretarias de Estado, com o propósito de formular diretrizes no âmbito da Governança e da Cultura Digital para a adoção de ferramentas digitais de participação e consulta à sociedade, a promoção da transparência dos dados públicos, a organização de novas cadeias produtivas e novos modelos de criação, produção e uso de produtos culturais de forma a fomentar relações sociais, culturais e econômicas justas e transparentes.

Carla Kunze - Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital do Governo do Estado do RS

Serviço
Lançamento do Gabinete Digital 

Quando: dia 24 de maio, às 17 horas
Onde: www.gabinetedigital.rs.gov.br

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ary disse...

Sou do tempo em que se falava em gabinete itinerante, gabinete popular... essas coisas que já não importam mais. Devo estar atrasado no tempo. É isso... estou atrasado.